Artigos‎ > ‎Post‎ > ‎

Classicos do MSX: The Castle

postado em 30 de jun de 2015 12:35 por André Luferat   [ 30 de jun de 2015 12:43 atualizado‎(s)‎ ]
Classicos do MSX: The Castle

Quem me conhece (parece coisa de político!) sabe que, em relação à tecnologia e principalmente aos jogos, não sou nada saudosista. Pessoalmente, não acho a menor graça em ficar jogando aqueles clássicos quadradões do Atary, Master System e nem mesmo dos PCs.

Mas isso, é coisa minha. Sei que tem muita gente que gosta de reviver velhos momentos na frente da telinha, lembrar do tempo em que era tudo mais simples, fácil e prático...

Mais ou manos nessa época, ou seja, num passado remoto, a Microsoft projetou uma plataforma computacional de 8 bits chamada MSX. Isso mesmo! A Microsoft já projetou computadores! Uau!

O MSX se destacava como um computador para entretenimento pois, apesar de usar uma CPU já ultrapassada na época, o Zilog Z80, tinha uma arquitetura distribuída, com uma GPU para processamento de vídeo, um DSP para processar áudio e um chip de I/O, tudo separado e conectado pelos barramentos do sistema de forma simples porém muito prática.

Foi essa arquitetura peculiar (na época) do MSX que desviou para o lado "hardware" da computação. Cheguei ao ponto de projetar meu próprio MSX, desenhando o esquema do bichinho à mão, e depois "digitalizando" no próprio MSX...

Vich! Tô ficando velho - parte 3! - link.

E para comemorar essas velhas lembranças, deixo com vocês, um dos muitos clássicos que foram disponibilizados na plataforma MSX: "The Castle", um dos joguinhos mais chatos populares do console, desta vez, rodando direto no seu navegador.

Pra jogar, é necessário ter o plugin do Java instalado no browser. Caso não tenha, baixe daqui.

Classicos do MSX: The Castle
Jogar The Castle

A dica do joguinho foi dada pelo Dalcio Ataide Paganini.

E, boa diversão nessa "coisa" quadrada!