Artigos‎ > ‎Post‎ > ‎

Vírus no Pendrive? Use a Nuvem!

postado em 30 de jun de 2015 06:21 por André Luferat   [ 30 de jun de 2015 12:07 atualizado‎(s)‎ ]

Quantas vezes você preparou uma bela apresentação do seu trabalho pensando em empolgar o professor e os colegas de turma, mas quando chegou na sala de aula para apresentar, o pendrive estava “aparentemente” vazio?
Em computadores compartilhados com vários usuários é comum a presença de malwares, ainda mais quando o uso de pendrives, HDs externos, celulares e outras mídias removíveis, é frequente. Alguns vírus se especializaram em se propagar através desses gadgets como o Blaster, o Sasser e suas variantes mais modernas. Mesmo mantendo o antivírus atualizado, às vezes essas pragas passam, normalmente por imprudência e conivência do próprio usuário.

Se você é vítima constante desse mau, talvez seja hora de migrar seus documentos para um drive virtual na Internet, os famosos “cloud drives” ou em português, “Armazenamento na Nuvem(*)”!

Existem diversos serviços de “cloud drives”, e provavelmente você já é cliente de um deles e nem sabe! Veja alguns exemplos e sugestões:

Microsoft OneDrive – http://onedrive.live.com

Se você tem uma conta Microsoft no Hotmail, Outlook, live.com ou msn.com, certamente tem alguns gigabytes disponíveis para salvar o que quiser. Basta acessar o link de qualquer navegador, logar-se com sua conta da Microsoft e guardar seus documentos lá. O serviço funciona inclusive com Android e Apple IOS.

Google Drive – http://drive.google.com

Tem Gmail? Então já pode usar o Google Drive com sua conta de e-mail em qualquer computador, tablet ou smartphone.

Dropbox – http://www.dropbox.com

Esse é o pioneiro dos “cloud drive”, e esta firme e forte no mercado. É só criar uma conta no serviço, acessar sua pasta virtual e armazenar seus trabalhos de aula lá.

4Shared – http://www.4shared.com

Outro excelente serviço que pode se acessado com sua conta do Gmail e até com a do Facebook. É muito fácil de usar e ainda disponibiliza milhares de downloads de outros usuários.

Esses serviços são gratuitos, disponibilizando alguns gigabytes e você pode ter ainda mais espaço se pagar por isso. O espaço disponível varia muito, mas nenhum deles fornece menos que 2 GB de graça, espaço de sobra para documentos, fotos e apresentações do Office, por exemplo.

Além de ter seus arquivos protegidos e disponíveis de qualquer lugar, você pode compartilha-los de forma bem segura com os colegas, já que todos têm recursos de antivírus e backup que evitam perdas por vírus e outras pragas.

Tem muitos outros “cloud drives”, mas esses são os que uso e nunca tive problemas, por isso recomendo.

* O termo nuvem, bastante utilizado hoje em tecnologia, se refere basicamente a estruturas de rede que não conhecemos internamente, mas que podemos acessar e usar seus serviços. Normalmente a nuvem é acessível pela Internet, portanto, de qualquer lugar do mundo com uma conexão à WWW.