Sobre‎ > ‎

Proprietário, autor e webmaster...


Meu nome é André Ataíde, sou brasileiro e vivo desde que nasci em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro onde também desenvolvo a maior parte das minhas atividades profissionais.

Comecei minha carreira profissional como técnico em eletrônica e logo me especializei em eletrônica digital, hardware e software de microprocessadores, microcontroladores e computadores. Isso, junto com atualizações constantes, me garantem até hoje um vasto conhecimento sobre o hardware de computadores, principalmente do PC.

Trabalhei até 1999 na manutenção de equipamentos eletrônicos domésticos em uma das maiores oficinas autorizadas em eletrônicos da região. Consertava de tudo, desde radinhos de pilhas até equipamentos hospitalares, passando por CD, DVD, microondas, FAX, filmadoras, etc. Só não gostava muito de consertar TVs e monitores de computador.

Depois de trabalhar algum tempo com equipamentos de segurança e gerenciando sites de Internet, dei aulas de montagem e manutenção de microcomputadores em duas empresas da região de Campo Grande. Foi quando comecei a dar ênfase a minha vocação de ensinar.

Até Outubro de 2002 ensinei HTML em um dos cursos livres da FEUC (Fundação Educacional Unificada Campograndense) e após essa data, fui convidado a assumir turmas do turno da noite e do sábado no curso livre de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Periféricos e de Redes da unidade do SENAC em Campo Grande, onde estou até hoje desenvolvendo muitos trabalhos de destaque com os alunos, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Programador web autodidata, desde 1998 desenvolvo sites, usando HTML, JavaScript e PHP, associadas aos bancos de dados MySQL, com diversas ferramentas. Como exemplos tenho meu blog www.CataBits.com.br e o www.Siris.com.br onde escrevo sobre jogos. Também fiz um curso livre de Webdesegn com o excelente professor Wallace Vianna, no SENAC mesmo.

Concluí em 2013 minha faculdade de Redes de Computadores e dedico boa parte do meu tempo profissional à prestação de serviços para empresas privadas e ONG's onde:

  • Dou aulas nos cursos técnicos e livre de Redes, Montagem e Manutenção de Micros, Cabeamento Estruturado e Linux;
  • Administro os servidores corporativos das sedes brasileiras de uma grande multinacional com sede no Panamá;
  • Dei aulas e consultoria para os cursos de aperfeiçoamento de docentes, fazendo o planejamento e preparando as avaliações dos atuais e novos docentes de hardware e redes do SENAC Rio, onde também fui coordenador educacional;
  • Dou palestras sobre acesso remoto, escritórios virtuais, virtualização de hardware, redes, wifi e participo do projeto de migração de empresas para os escritórios virtuais;
  • Participei de todas as edições do evento "Chegou Meu Dia" e "Feira de Oportunidades" como palestrante, coordenador de unidade e dando suporte técnico do SENAC Rio.

Sobre a informática, minha área de atuação, tenho conhecimentos de:

  • Hardware, montagem e manutenção de PCs (Atualmente, gosto mais da teoria do que da prática);
  • Redes de computadores (LAN) com e sem fio e cabeamento estruturado;
  • Virtualização de hardware em desktops e servidores;
  • Programação e desenvolvimento de sites para web usando HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL;
  • Linux em servidores de pequeno e médio porte;
  • Windows como usuário avançado;
  • Domínio de ferramentas web "cloud computing" como Google Apps, Google Docs, Blogger, Google Sites, etc.
  • Entre vários outros assuntos...

Se quiser trocar idéias...

Gosto muito de estudar, leio e pesquiso muito e tenho muita facilidade de aprender coisas novas, por isso, sempre me destaquei nas áreas a que me dedico. Não sou adepto do "decoreba", acho que o bom profissional precisa saber bastante, mas não tudo. Porém, todo técnico deve ser um excelente pesquisador, de forma a encontrar facilmente as informações de que precisa. Bons profissionais também precisam ser excelentes especialistas, verdadeiros experts em determinados assuntos e não dominar um pouco de cada coisa.

No momento, estou tentando aprender mais sobre:

  • Programação orientada a objetos para web em PHP;
  • AJAX e DOM. Usada pelo Google e muitos outros sites "muito dinâmicos";
  • Linux como usuário avançado, já que domino a "parte" server "da coisa";
  • Windows Server.

De resto, sou extremamente organizado, não gosto de bebidas alcoólicas, nem fumo. Mas gosto muito de jogos de computadores e videogames de vários tipos, pois é onde dissipo o stress do dia-a-dia, mas sem exageros.

Para entrar em contato comigo:

Você também me encontra no Senac de Campo Grande quase todos os dias.

"A medida do conhecimento não é um papel que pode ser rasgado ou adulterado;
O intelecto de um indivíduo não se mede por letras impressas sobre fundo branco;
Perdidos são os que se guiam apenas pela boa redação de um diploma."

Sobre
 
Direitos autorais
Segundo a legislação brasileira toda obra que tem uma identificação de autoria está protegida pela lei de Direitos Autorais (Lei n° 5.768 de 20 de dezembro de 1971, decreto n° 70.951 de 9 de agosto de 1972 e Art. 13 da Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998). Esses direitos autorais conferem ao autor da obra os direitos de reprodução e exploração econômica enquanto estiver vivo. Após sua morte, os direitos da obra são transferidos aos seus herdeiros e sucessores pelo período de setenta anos, contados a partir de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento. Decorrido esse período, a obra cai no domínio público. De acordo com esta lei, o direito autoral é infligido quando é feita uma cópia de algo sem o consentimento expresso do autor.